Apresentação oral de um relatório de pesquisa

 

Quando apresentamos um relatório em uma reunião científica, a comunicação é basicamente de natureza oral. Esta seção descreve dois tipos básicos de apresentação oral são discutidos: a conferência com a transparência e cartaz (em ciências sociais e humanas não é surpreendente que a conferência leia mais ou menos textualmente sem a ajuda de recursos visuais, mas essa comunicação não é será discutido aqui).

A conversa com transparências

Uma das mídias visuais mais utilizadas são as transparências (em visores, transparências ou até mesmo slides em inglês ), folhas plásticas transparentes nas quais você pode escrever com marcadores especiais ou que podem ser usadas na impressora a laser ou na fotocopiadora. Essas lâminas são colocados em um retroprojetor (em Inglês retroprojector  ou OHP) que envia a imagem para uma tela como aqueles usados em apresentações de slides.

As transparências geralmente servem para representar (geralmente de uma maneira mais gráfica do que textual) os aspectos mais importantes da palestra, mas não devem ser lidos. Eles servem para que tanto o orador quanto o público possam acompanhar mais facilmente o fluxo da conferência, especialmente se isso for feito em uma língua que não é a do falante nativo; portanto, eles contêm gráficos, diagramas, palavras-chave, frases curtas. É muito difícil explicar completamente um trabalho em dez ou vinte minutos; portanto, talvez devêssemos ver as transparências como um material publicitário que visa atrair o público interessado em nosso trabalho e decidir lê-lo quando as atas forem publicadas.

Aqui mesmo no Blog já falei sobre os riscos que o aluno corre ao comprar um trabalho pronto. Dá uma olhada: Comprar Monografia Pronto é uma Cilada.